Da Percepção Estética da Natureza à Acção – Uma Pedagogia Ambiental

Maria José Varandas
Published Online: 16 Sep 2019
Page range: 96 – 115

Abstract
Afirmando que a problemática ambiental impõe um novo paradigma ético que realize a unidade das faculdades (sensibilidade, entendimento e razão prática) na unidade da acção, este artigo defende uma pedagogia centrada no estímulo da sensibilidade ao belo natural em articulação com o sentimento moral, como via privilegiada de enfrentamento da crise ecológica contemporânea. Na transição para uma dimensão inclusiva e planetária do conceito de cidadania, em tanto que expressão de um agir responsável e comprometido no colectivo em que é, a educação ambiental impõe-se como protagonista fundamental na formação de cidadãos capazes de pensar e agir ambientalmente.

Cite
Varandas, Maria José. “Da Percepção Estética da Natureza à Acção – Uma Pedagogia Ambiental” Kairos. Journal of Philosophy & Science, vol.21, no.1, 2019, pp.96-115. https://doi.org/10.2478/kjps-2019-0005

Full article PDF